Psicodiafanógenos

Esforços experimentais fúteis na tentativa de contornar o Princípio da Incerteza

Rotas
de fuga

O Malho
Taí um cara com coisas para falar


Central Desinformativa
Adoro longas cadeias de dominó


Idéias Antigas
Reflexões do meu troglodita favorito


Ciência em Dia
O grilo falante da imprensa científica


Senso comum... comum a quem?
O que começou tudo por aqui


Love and Other Bruises
No fim, para que servem os amigos?


Imagens e Palavras
Uma amiga minha que virou croata



Esforços anteriores

janeiro 2004
fevereiro 2004
março 2004
abril 2004
maio 2004
junho 2004
julho 2004
agosto 2004
setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
dezembro 2006
março 2007
abril 2007
agosto 2007
dezembro 2007



Você é o visitante

"Life is what happens while you're busy making other plans."
John Lennon



quinta-feira, maio 19, 2005

 
Reflexos e reflexões

NA AURORA do meu maior sucesso, sinto-me muito estranho. Para começar, doente. Mas não doente do tipo "gripado", ou mesmo "com pneumonia". A doença é de caráter não-identificado. Os sintomas são repentinos e altamente desagradáveis.

Estou deitado, cabeça no travesseiro, e no momento seguinte o mundo inteiro está girando. Fecho os olhos, tentando combater a sensação. Penso, "estou parado". Não adianta. Abro os olhos, tento fixar a visão em algum ponto no teto, eliminar a ilusão de movimento. Não adianta. Se ergo a cabeça, pouco que seja, para beber água, a tontura se torna quase insuportável. De novo, tento combatê-la racionalmente, ignorá-la, me concentrar, lutar contra ela, na esperança de que ela desista e me deixe. Não funciona. Enquanto combato a tontura, percebo que minha respiração está ofegante. Quando me dou conta, tenho a sensação de que o ar parece querer fugir de mim, daí a resposta automática do meu corpo. Noto que minha testa está ensopada de suor. Frio. Ao mesmo tempo, sinto calor. Preciso de vento. Isso dura por 20 minutos, talvez 30, e então pára. Ontem, só parou quando eu consegui dormir.

Da primeira vez que aconteceu, foi bem rápido. Em questão de segundos, eu já estava recuperado -- como um pesadelo do qual logo se acorda. Da segunda, eu tive medo. Pus a casa inteira em estado de alerta. Todos me intimaram a ir ao médico; eu, teimoso como uma mula, recusei, desconversei. Ontem, justo quando achei que nunca mais ia acontecer, o pesadelo voltou. Tentei não apavorar a todos, como acontecera da outra vez. Mas temi que desta vez não fosse mais acordar. Amanhã eu vou ao médico. Como disse, estou doente. Só não sei o que é.

Não consigo evitar o pensamento de que talvez esteja aí a razão para toda a minha energia profissional. Sempre procurei me envolver em oitocentos projetos ao mesmo tempo, e, diante da impossibilidade de dedicar minha atenção a mil e duzentos, fiz algumas escolhas. Muitas delas são rotineiramente criticadas pelas pessoas à minha volta. "Você não teme pelo futuro?", elas perguntam. E eu agora penso: E se não houver futuro?

E se minha energia fosse só o reflexo da pressa? E se as minhas escolhas foram as mais acertadas, por que de algum modo eu sabia que não teria muito tempo para fazer o que eu tinha de fazer? Mesmo me sentindo mal, eu continuo trabalhando em oitocentas coisas ao mesmo tempo. A sensação é o imperativo de que "tenho de terminar". Por que a pressa? Talvez haja um motivo.

Ou talvez eu seja só uma criatura melodramática, como muitas pessoas já me disseram antes. Pessimista? Não. Temeroso? Talvez. Deprimido? Quem sabe? Só sei que sempre tive a determinação de deixar a minha marca. De não permitir que a minha vida fosse em vão. Espero ter tempo suficiente para fazer isso.

Até amanhã.



Pitacos:
Acho melhor vc ter tempo...uns 30 anos pelo menos, senão eu mesma te mato!
Concordo com o "teimoso como uma mula" fora isso vc esta ótimo.
 
já ouviste falar em "ansiedade"? e em "frescura"?
 
Já senti isso uma vez, e fio diagnosticado como Síndrome do Pânico". Fiquei ótima poucos meses depois... Mas precisei de terapia. Cuide-se!
 
Caro, também associei os sintomas à "Síndrome do Pânico". Talvez devesse pesquisar mais sobre o assunto. Abraço, Daniel.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?