Psicodiafanógenos

Esforços experimentais fúteis na tentativa de contornar o Princípio da Incerteza

Rotas
de fuga

O Malho
Taí um cara com coisas para falar


Central Desinformativa
Adoro longas cadeias de dominó


Idéias Antigas
Reflexões do meu troglodita favorito


Ciência em Dia
O grilo falante da imprensa científica


Senso comum... comum a quem?
O que começou tudo por aqui


Love and Other Bruises
No fim, para que servem os amigos?


Imagens e Palavras
Uma amiga minha que virou croata



Esforços anteriores

janeiro 2004
fevereiro 2004
março 2004
abril 2004
maio 2004
junho 2004
julho 2004
agosto 2004
setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
dezembro 2006
março 2007
abril 2007
agosto 2007
dezembro 2007



Você é o visitante

"Life is what happens while you're busy making other plans."
John Lennon



domingo, fevereiro 01, 2004

 
Há exatamente um ano

O celular toca. São 13h22. É o meu chefe.

- É o seguinte. A Paula acabou de me ligar e disse que a NASA perdeu contato com o Columbia. Eu sei que não é seu plantão, mas eu estou indo para lá agora. Como você costuma cobrir essas coisas, se você quiser ir para lá...
- Bem, eu vou ver aqui e, se for o caso, eu mando alguma coisa...


Ao desligar o telefone, só me ocorreu que, para variar, o pessoal de plantão devia estar exagerando. Caiu a linha entre a Nasa e o Columbia. E daí? Liguem de novo. Disso a achar que o ônibus espacial explodiu ou coisa do tipo... eu já vi os russos passarem várias horas sem contato com a estação espacial Mir e ela só caiu quando eles quiseram derrubá-la. E todo mundo sabe que o perigo dos ônibus espaciais é na decolagem. Deve estar todo mundo exagerando. Bah.

Não deu tempo nem de ligar o computador e o telefone volta a tocar, desta vez na sala. Logo vem o recado: "O Augusto quer falar com você, ele diz que tem uma notícia urgente". Eu já sabia o que era.

- Alô? E aí, Augusto, tudo bem?
- Tudo indo. Mas preciso te falar uma coisa. O que você ainda está fazendo aí? Vá para o jornal! O Columbia explodiu!
- Bem, o que eu tinha ouvido é que eles perderam contato com...
- Não, você não está entendendo. O Columbia explodiu. Põe na CNN, põe na CNN.


Então eu liguei a televisão. A imagem --a trilha de fumaça constante e interminável, vagarosamente se dividindo em várias linhas paralelas, com clarões e espasmos ocasionais-- vai ficar na minha memória por pelo menos muitos anos. Possivelmente pela vida toda. E tudo que eu pude fazer foi repetir umas três vezes a frase, "O ônibus espacial explodiu".

E eu comecei a chorar. Aquela imagem, silenciosa, irrefutável. Os astronautas estavam mortos. Não havia o que debater. Não era uma perda de contato. Era uma nave espacial com sete bravos exploradores queimando na atmosfera da Terra. Diante dos meus olhos.

Aos heróis do Columbia, um ano depois, Godspeed them.

Centenário

E já temos mais de cem visitas psicodiafanólicas! O próximo marco é o milhar... que deve tardar a chegar.



This page is powered by Blogger. Isn't yours?